terça-feira, 1 de março de 2011

Projeto ÉOLO





Projeto realizado somente a nível acadêmico, a proposta era de desenvolver um carro elétrico e compacto. Decidiu-se então trabalhar com a linha Volkswagen. Foram pesquisados os traços dos principais carros lançados ultimamente pela Volks a fim de construir uma tendência para embasar o projeto, dessa forma o resultado é mais passível de produção.
O projeto em si, é formado pela junção destas linhas pesquisadas, pode-se notar que a frente por exemplo se assemelha à frente da Amarock , em uma proporção menor, é claro. Além disso, carros como Jetta, Gol, Golf e Tuareg (dentre outros) serviram como parâmetro para dimensionamento de suas formas.
O nome Éolo deriva do deus grego, o deus do vento. Este projeto então, carrega um ideal sustentável se fundamentando neste conceito da energia eólica. O vídeo a seguir, produzido pelo nosso amigo Dneo (também foi o produtor dos renderings) ajuda a entender um pouco deste conceito.

http://www.youtube.com/watch?v=SkdhAd2g0mI

Pedal Classic


Seguindo uma linha “Sport clássico” o carrinho Pedal Classic traz em seu conjunto elementos que o tornam requintado e clássico ao passo que não deixa de ser um esportivo de rua. Feito para uma pessoa, o motorista irá dispor de um sistema mecânico de catracas, semelhante ao de uma bibicicleta, onde o carro se movimentará conforme o giro dos pedais. Tal sistema ainda dispõe de 3 marchas que podem ser trocadas através do
cambio localizado no centro da carenagem. A estrutura do PEDAL CLASSIC é constituída de alumínio e revestida por uma carenagem de fibra.
O guidão, o assento e as rodas são facilemnte removidos para facilitar no transporte do produto. O eixo traseiro
possui um sistema de freio a disco também semelhante ao de uma bicileta e suas rodas são de liga-leve (alumínio).
O conforto também foi considerado neste projeto, o encosto possui regulagem e a posição do assento pode ser alterada através de um trilho conforme a necessidade do usuário.

Trabalho desenvolvido por:
Antonio Manfrin
Bruno Bacchiega
Diego Alves
Jackson Martinez

Jogo de camas DUETTO






Buscando suprir os problemas relacionados à aproveitamento de espaço, a cama Duetto é uma cama modular capaz de ser configurada em solteiro ou em casal. Trata-se de um jogo de posições para deixar os módulos lado a lado quando casal, ou um módulo abaixo do outro quando solteiro, permitindo até guardar um colchão entre os módulos. Estes dois módulos ainda permitem variadas configurações conforme a necessidade do usuário. Feita em MDF com acabamento em fórmica e fita borda PVC, a cama Duetto pode ser produzida nas mais variadas cores. Tal produto assume um caráter popular devido à simplicidade do projeto e o custo baixo de produção. Para tal produto também desenvolveu-se sua marca, o nome DUETTO (camas populares) já sugere o jogo ou a utilização de dois elementos em um mesmo produto, ou dois módulos no caso. Com um símbolo retangular em perspectiva, a logo faz referência direta à produção de camas.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno gonçalves
Diego Alves
Jackson Martinez
Richard Gaspar

Slow Door - Stop de Portas


Resultante de um trabalho estabelecido pela disciplina de projeto de produto II, o stop de porta Slow Door possui um mecanismo de molas encapsuladas. As cápsulas de metal são fixas inversamente entre a porta e o batente fazendo com que toda a movimentação de abertura e fechamento da porta seja dependente deste produto. A mola em seu estado normal mantém a porta semi aberta . Uma vez que a porta se abre, as molas se contraem armazenando força suficiente para conduzir o fechamento da porta após a passagem do usuário. Tal sistema ainda proporciona um pequeno "freio" na movimentação impedindo o fechamento brusco entre porta e batente.
Construiu-se um protótipo funcional do Slow Door para testes, o qual permitiu-se concluir a eficiência do sistema, porém necessitando ainda de pequenos ajustes dimensionais entre mola e cápsula para o funcionamento perfeito.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bacchiega Gonçalves
Jackson Manzatto Martinez
Richard Bulgakov

Poltrona Infinite


A poltrona Infinite vem com o objetivo de trazer conforto e descanso para seus usuários. O nome Infinite, derivado da palavra inglesa que em português significa infinito, refere-se à forma e a aparência da poltrona com o símbolo do infinito (∞) e também pelas diferentes posições que a poltrona proporciona ao usuário.
O produto tem como forma principal duas placas com formato de trapézio isósceles que sofrem uma curvatura para se ter a forma do produto final. Com uma estética diferenciada, os traços arredondados em conjunto com grafismos orgânicos lhe - trazem sutileza na conquista de uma forma bem resolvida e equilibrada, tal aspecto é realçado no contraste das cores escura e clara das peças, que trazendo leveza ao projeto finalizam a proposta do mesmo: uma apreciação estética “infinita”.
Antes de se encurvar as placas são feitos os recortes para fixação e encaixe, onde do encosto será recortado os locais para fixação e intersecção das formas, do assento apenas os recortes de fixação. Serão três recortes em cada peça, possibilitando assim três posições diferentes, lembrando que a madeira retirada destes recortes serão utilizadas na fixação do produto, facilitando então a produção dos mesmos.
Através do jogo de encaixes entre as duas peças pode-se posicioná-las em diferentes posições, uma com a postura ereta, uma média e outra deitada, dando mais conforto e facilitando o descanso do usuário.
A poltrona Infinite tem como material o compensado por ser um material rígido e suportar maior peso. Para acabamento, o produto é revestido com laminados com variação de tom claro e escuro em cada peça.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bachiega Gonçalves
Jackson Manzatto Martinez

Embalagem para pinhão


Realizado na disciplina de EMBALAGEM, este trabalho segue a proposta de criação de uma embalagem para produtos alimentícios consumidos durante as festividades de Junho e Julho, ou seja, a festa Junina. O produto consiste em uma porção coletiva de pinhões higienizados. Tais pinhões são armazenados em uma pré-embalagem de alúminio, muitas vezes utilizadas para embalar congelados. Esta , permite o cozimento da porção de três forma diferentes, no forno, na boca do fogão e na fogueira (comum em festas juninas). Conforme instruções contidas na embalagem cada forma de cozimento possui seu tempo específico para ficar no fogo, após atingir este tempo o produto está pronto para consumo.
A embalagem externa busca a melhor maneira de se trabalhar com o apetite apil. A composição trabalha com a foto do produto cozido em um prato, e sem cozimento dentro da embalagem, tais elementos estão sobrepostos em uma toalha xadrez fazendo referência à festa junina. A embalagem em seu todo trabalha com cores quentes sugerindo à primeira vista a idéia do cozimento do pinhão. Esta imagem mostra a faca da embalagem. Esta, contorna o recipiente de alumínio permitindo que o produto fique em pé nas gondolas. A mesma contém instruções de uso em seu verso. Para tal trabalho criou-se o nome de uma empresa fictícia de produtos alimentícios. No geral a embalagem ainda permite a fuga de contornos do quadro retangular da faca, enriquecendo o cuidado com pequenos detalhes visuais.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bachiega Gonçalves
Jackson Manzatto Martinez
Richard Bulgakov Gaspar

Brinquedo - Foguete - Para estimulo sensorial







Projeto desenvolvido para estímulo dos sentidos de crianças de 1 a 3 anos. Em um primeiro momento realizou-se visitas em creches, onde entrevistou-se os pais ou responsáveis das crianças nessa faixa etária (público - alvo do projeto), junto disso a fundamentação de alguns autores permitiu a concepção de um brinquedo estimulante na forma de um foguete, considerando que brinquedos com cenários temáticos são mais interessantes e comuns no mercado atual.
O brinquedo se subdivide em 4 módulos, onde cada módulo oferece um tipo diferente de interação e/ou brincadeira para criança. Antes de detalhar cada módulo, é importante destacar que as cores que compõem o “foguete” são as cores azul, verde vermelho e amarelo.
Começando pelo módulo “base” do brinquedo, o primeiro que sustenta todos os outros, pode-se dizer que este é uma espécie de “caixa” a qual comporta internamente peças coloridas e com cheiro artificial, que possuem uma espécie de “pinos” na parte superior de cada peça e buracos na parte inferior, onde a criança, além de estimular o seu olfato devido ao cheiro, ainda brinca de encaixar uma peça na outra através dos pinos e buracos que acabam por imitar um sistema de “macho e fêmea”.
O segundo módulo (sempre considerando a contagem de baixo para cima), é um cubo mágico que traz consigo uma variedade de brinquedos, proporcionando à criança novas oportunidades de interação e estímulos através dos diversos brinquedos ali contidos.
Buscando fomentar na criança a noção de espaço e combinação aliados ao estímulo da audição, o terceiro módulo apresenta uma superfície com formas vazadas desde a superfície até a base do módulo, onde a criança obterá em mãos peças com as mesmas formas encontradas na superfície do módulo, dessa forma buscará o encaixe de cada peça no seu devido “buraco”, caracterizado pela mesma forma da peça. Ao passo que cada peça irá conter internamente pequenos grânulos de metal que quando utilizado balançará as bolinhas conforme o movimento da criança, emitindo um som semelhante ao de um chocalho.
Por fim, o quarto módulo, topo do foguete, será constituído de um material fluorescente que brilhará quando o ambiente estiver escuro, dessa forma, subentende-se que quando a mãe da criança apagar a luz durante a noite, o topo do foguete estará sempre acesso indicando sua presença naquele ambiente, o que de certa forma estenderá a interação do brinquedo com o usuário, ou seja, até mesmo quando a criança não estiver brincando com ele.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bacchiega
Gabriel Fioroto
Jackson Martinez
Ricardo Ishisato

Projeto de novo Layout para a “Maquetaria” da Universidade Estadual de Maringá






Este trabalho analisa a “Maquetaria” da Universidade Estadual de Maringá - Campus Regional de Cianorte, visando criar novas configurações de postos de trabalho que garantam as exigências ergonômicas do usuário e o funcionamento das máquinas, já que a configuração atual não atende tais requisitos.
Houve uma Abordagem com os Usuários do local através de aplicação de questionário com 13 questões, além da realização de Análise da Tarefa e aplicação do método Rula de Ergonomia Observacional, a fim de apontar os principais problemas existentes.
Com os resultados em mãos estipulou-se uma nova configuração do ambiente, tais imagens mostram parcialmente a atuação do projeto.




Trabalho desenvolvido por:
Antonio Manfrim Júnior
Bruno Gonçalves
Diego Alves da Silva
Jackson Martinez

Projeto Poollff + Piscina de Bolinha para Crianças


Projeto desenvolvido para disciplina de Educação Ambiental, a piscina de bolinha Poollff assume um caráter sustentável à medida que estende seu ciclo de vida. Trata-se de uma piscina de bolinha com uma tampa acoplada, quando inutilizada basta fechar a tampa que a mesma se transforma em um puff. Dessa forma, após o crescimento da criança o produto ainda pode ser utilizado por muito mais tempo como um puff. Além disso o produto é produzido por refugos de materiais que seriam descartados como: Placas de PET, refugos de EVA e manta acrílica e retalhos de tecido.


Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bacchiega
Gabriel Rodrigues
Jackson Martinez
Ricardo Ishisato
Richard Bulgakov
Rodolfo Lincoln

Redesign Caneta Bic Cristal




Trabalho realizado somente a nível acadêmico, esta nova linha de canetas BIC busca agregar valor em sua estética diferenciada e se direciona totalmente para o público jovem à medida que possui seu corpo como módulo personalizado, ou seja, foram criados módulos com símbolos gráficos diferentes para que o usuário compre (ou possa trocar no decorrer do tempo) um corpo de caneta que se identifique mais. Os materiais para fabricação permanecem os mesmos da caneta Bic Cristal.
O projeto encontrou dificuldades de ser concretizado pelo fato de a caneta BIC ser a mesma desde seu lançamento e não possuir mudanças ao longo do ano justamente pelo grau de satisfação dos usuários.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bacchiega Gonçalves
Gabriel Rodrigues Fioroto
Jackson Manzatto Martinez
Ricardo Ishisato