terça-feira, 1 de março de 2011

Brinquedo - Foguete - Para estimulo sensorial







Projeto desenvolvido para estímulo dos sentidos de crianças de 1 a 3 anos. Em um primeiro momento realizou-se visitas em creches, onde entrevistou-se os pais ou responsáveis das crianças nessa faixa etária (público - alvo do projeto), junto disso a fundamentação de alguns autores permitiu a concepção de um brinquedo estimulante na forma de um foguete, considerando que brinquedos com cenários temáticos são mais interessantes e comuns no mercado atual.
O brinquedo se subdivide em 4 módulos, onde cada módulo oferece um tipo diferente de interação e/ou brincadeira para criança. Antes de detalhar cada módulo, é importante destacar que as cores que compõem o “foguete” são as cores azul, verde vermelho e amarelo.
Começando pelo módulo “base” do brinquedo, o primeiro que sustenta todos os outros, pode-se dizer que este é uma espécie de “caixa” a qual comporta internamente peças coloridas e com cheiro artificial, que possuem uma espécie de “pinos” na parte superior de cada peça e buracos na parte inferior, onde a criança, além de estimular o seu olfato devido ao cheiro, ainda brinca de encaixar uma peça na outra através dos pinos e buracos que acabam por imitar um sistema de “macho e fêmea”.
O segundo módulo (sempre considerando a contagem de baixo para cima), é um cubo mágico que traz consigo uma variedade de brinquedos, proporcionando à criança novas oportunidades de interação e estímulos através dos diversos brinquedos ali contidos.
Buscando fomentar na criança a noção de espaço e combinação aliados ao estímulo da audição, o terceiro módulo apresenta uma superfície com formas vazadas desde a superfície até a base do módulo, onde a criança obterá em mãos peças com as mesmas formas encontradas na superfície do módulo, dessa forma buscará o encaixe de cada peça no seu devido “buraco”, caracterizado pela mesma forma da peça. Ao passo que cada peça irá conter internamente pequenos grânulos de metal que quando utilizado balançará as bolinhas conforme o movimento da criança, emitindo um som semelhante ao de um chocalho.
Por fim, o quarto módulo, topo do foguete, será constituído de um material fluorescente que brilhará quando o ambiente estiver escuro, dessa forma, subentende-se que quando a mãe da criança apagar a luz durante a noite, o topo do foguete estará sempre acesso indicando sua presença naquele ambiente, o que de certa forma estenderá a interação do brinquedo com o usuário, ou seja, até mesmo quando a criança não estiver brincando com ele.

Trabalho desenvolvido por:
Bruno Bacchiega
Gabriel Fioroto
Jackson Martinez
Ricardo Ishisato

Um comentário: